segunda-feira, 29 de setembro de 2014

Lucro real ou lucro presumido, qual escolher?

Qual é o melhor regime tributário a ser escolhido? O regime leva em consideração a receita anual da empresa, ou seja, quem tem receita bruta inferior a R$ 3,6 milhões podem optar pelo regime do Simples Nacional . As que não se enquadrarem nessa opção, devem optar entre os regimes do Lucro Real ou Presumido. 


No Lucro Presumido,  a apuração do IRPJ e da CSLL em por base de cálculo uma margem de lucro pré-fixada pela legislação, de acordo com a atividade da empresa. Também fica dispensado o cálculo do lucro efetivamente auferido em sua atividade, exceto o derivado de situações específicas, como ganho de capital, lucros com transações financeiras, entre outras.

No Lucro Real, a empresa deve calcular o IRPJ e a CSLL sobre o lucro efetivamente auferido (com os ajustes previstos na legislação). Nesse caso, se a empresa apurar prejuízos ao longo do ano, ficará dispensada do recolhimento desses tributos.

Nesta tributação, é obrigatório apresentar à Receita Federal diversas declarações e controles que não são exigidos das empresas que optam pelo Lucro Presumido.

Para decidir qual é a melhor opção, é preciso analisar  margem de lucro da empresa. Se for prestação de serviços e seu lucro for maior do que 32%, o regime ideal é o lucro real; se for menor, Lucro Presumido é melhor opção. Para as empresas de comércio se a margem de lucro for maior que 8%, o melhor é optar pelo lucro real; se for menor  Lucro presumido é melhor opção.

Monica Martino
contadora

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Previdência privada vgbl e pgbl

Para saber se a previdência privada vale a pena, você precisa entender como funciona um fundo de previdência primeiro. Esse é um investim...