quarta-feira, 6 de maio de 2015

6 atitudes que grandes lideres tomam sem pestanejar - Monica Martino

Existe uma grande diferença entre ser chefe e ser líder e pode ser resumido em: “chefe tem subordinado, líder tem seguidores”.
Um grande líder tem paixão pelo que faz, é coerente, humilde, tem autoconhecimento, capacidade de assumir responsabilidades, é motivado e motivador, se adapta a mudanças, transmite segurança a equipe, tem um bom relacionamento interpessoal entre outras características já observadas, as quais contagiam e motivam os liderados a fazerem o que é preciso ser feito.
Há líder nato e intuitivo que já nasce com as características essenciais para uma boa liderança, mas é possível aprender a liderar por meio de praticas que são desenvolvidas ao longo do tempo.
Entre tantas características e atitudes já observadas nos grandes lideres, destacamos nesse artigo 6 atitudes que grandes lideres tomam sem pestanejar:
1- Trazer Segurança para a equipe
É um líder seguro, porque tem autoconhecimento e autenticidade e por isso transmite confiança a equipe. A equipe por sua vez sabe que pode contar com seu lider em qualquer problema, pois esse lider é capaz de enfrentar, tomar para si o problema da equipe e encontrar a solução.

2- Tem comunicação clara e fornece feedback.
Sabe transmitir com clareza as informações necessárias para a execução de tarefas para atingir os objetivos e também sabe fazer-se entender e dialogar com sua equipe de maneira produtiva.

3- Desafia a equipe e Conhece o talento de cada de seus liderados
Um líder conhece bem cada membro da equipe e sabe exatamente o que pode esperar de cada um. Sabe também valorizar e realçar o talento de cada um e transmitir a confiança em sua equipe.

4- Tem atitude de aprendizagem continua 
Um líder é sempre um aprendiz. Está sempre se atualizando e aprendendo para poder melhorar o seu desempenho e de sua equipe. Também estimula sua equipe a educação continuada.

5- Lidera com o exemplo e tem humildade
Essa atitude é fundamental, a qual diferencia de um chefe. O líder lidera pelo exemplo, está sempre á frente da equipe, assumindo responsabilidade e tem perfil de humildade, reconhecendo seus erros e os erros da equipe, estimulando a corrigir e melhorar sempre.

6- Tem atitude motivadora que cria ambiente favorável e positivo.
Essa é uma atitude também fundamental, pois um líder precisa ter paixão pelo que faz. Essa paixão que anima e motiva sua equipe a segui-lo e corresponder ao esperado. Motivação é tudo no trabalho de um líder e de seus liderados. Estar entusiasmado e entusiasmar, contagiar pela presença, são o segredo para o trabalho dar certo.
O tema que aborda liderança é muito interessante e não se esgota nesse artigo. Na atualidade é de tal importância que tem se tornado tema de muitos artigos, estudos e trabalhos acadêmicos.

Os benefícios para uma organização da presença de uma liderança com atitude forte e saudável são inúmeros, visto que é o líder que está á frente, conduzindo, incentivando e influenciando os demais membros da equipe , o que reflete diretamente nas atividades e objetivos da empresa, na obtenção dos resultados esperados.
Encerro esse artigo com as palavras de Lance Morrow: “Líderes tornam as coisas possíveis. Líderes excepcionais as tornam inevitáveis”.

MONICA MARTINO

Contadora / gestora de empresa / pos graduada em mba gestão de pessoas
Gostou do artigo? Deixe seu comentário, sugestão, critica etc, Continue seguindo nosso blog, para continuar a receber mais dicas e sugestões, acesse e curta a pagina no facebookhttps://www.facebook.com/mm.solucoes.e.inovacoes.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Previdência privada vgbl e pgbl

Para saber se a previdência privada vale a pena, você precisa entender como funciona um fundo de previdência primeiro. Esse é um investim...