domingo, 4 de março de 2012

A arte de saber delegar tarefas Autor: Antonia Braz Fonte: A arte de saber delegar tarefas | Portal Carreira & Sucesso

A arte de saber delegar é uma necessidade cada vez mais presente dentro das organizações.As falhas cometidas por empresários e lideres na hora de delegar tarefas tem trazido grandes transtornos para as empresas.

Antes de delegar, certifique de sua autoridade
Um ponto primordial é certificar-se se a tarefa que será delegada é de sua responsabilidade e sua autoridade sobre quem vai executar. Quando toda a liderança começa a delegar e cada líder começa a dizer o que precisa ser feito de forma diferente, isto acabará deixando os funcionários confusos.
Saiba comunicar a tarefa a ser desenvolvida
O líder precisa entender que as pessoas processam as informações de maneira diferente e que algumas pessoas são auditivas, visual ou sinestésica. Portanto, ao passar uma tarefa, é importante usar os três sentidos que podem ser por escrito, verbal ou demonstrando como a tarefa deverá ser desenvolvida e para isto o líder precisa conhecer sua equipe.
Seja claro e objetivo
Ao delegar uma tarefa procure ser claro e objetivo com o funcionário dizendo:
O que precisa ser feito? Quem deverá realizar a tarefa? Como a tarefa dever ser realizada?
Em que prazo a tarefa deve ser concluída?
Evite a famosa expressão “preciso disso para ontem”. Dizer desta forma fará com que você perca a autoridade porque ontem já passou e nem Deus pode concluir uma tarefa hoje para o dia de ontem. O líder precisa ter claro que o funcionário não consegue adivinhar o que se espera dele e quando isto acontece acaba provocando um grande transtorno na empresa, demissões e conflitos.
Seja participativo e atuante
É importante que o líder auxilie seus subordinados nos desempenho das funções. Este auxílio não significa que seja para realizar a tarefa delegada e sim orientar, motivar, contribuir com desenvolvimento e crescimento da equipe. Certifique que a tarefa está sendo desenvolvida ou foi concluída.
Não confunda delegar uma função com deixar a vontade
O líder não deve ser centralizador, mas precisa acompanhar e certificar-se que está tudo sobre controle e correndo conforme o esperando.Quando você faz o acompanhamento e corrige as falhas cometidas no início, isto contribuirá para evitar futuros problemas e transtornos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Previdência privada vgbl e pgbl

Para saber se a previdência privada vale a pena, você precisa entender como funciona um fundo de previdência primeiro. Esse é um investim...